Mensagem do dia

"Lembre-se, Tudo que é ruim ainda pode piorar"
Prof. Clementino

terça-feira, 12 de agosto de 2014

12/08/2014 – ESTATISTICA II

12/08/2014 – ESTATISTICA II


Fala Pessoas!

Tudo OK?!

Vamos dar continuidade na nossa matéria Contabilidade:

“Onde tem jogo tem sexo. E onde tem sexo tem drogas. O Sexo e as drogas atrapalham o Jogo.”
Prof. Renato falando dos cassinos de vegas...

UNIDADE – 1

Probabilidade

Introdução:
Experimentos ou Fenômenos Aleatórios – São aqueles que, mesmo repetidos várias vezes sob condições semelhantes, apresentam resultados imprevisíveis.
Vamos virar Calculistas... ( só não vai em nenhum cassino, senão tem uma grande probabilidade de apanhar...)

Espaço Amostral
Ao Conjunto dos resultados possíveis em um experimento damos o nome de espaço amostral ou conjunto universo é apresentado pela letra (S)
Ex:
Lançamento de uma moeda
S={Ca, Co}

Lançamento de um dado
S={1,2,3,4,5,6}

Eventos: Chamamos de eventos qualquer  subconjunto do espaço amostral (S) de um experimento aleatório.
Assim, qualquer que seja E, se E C S (Esta contido em S) então E é um evento de S.
Se E = S, E é chamado evento certo.
Se E C S, e E é um conjunto unitário, E é chamado evento elementar.
Se E = /0 (vazio) , E é chamado evento impossível.

Exemplo:
No lançamento de um dado, onde S={1,2,3,4,5,6}

A)     Obter um número par na face superior

{2,4,6} C S - > Logo A é: Simples
3
-> 1  = 50%
6     2

a={2,4,6}   - >  n(a)= 3    
s= {1,2,3,4,5,6}  ->  n(s) = 6

Logo:  P(a) = 6 - 1
                      3    5



B)    Obter um número menor ou igual a 6 na face superior
{1,2,3,4,5,6} C S -> logo B é: Certo

6 = 1   |
6    1   |

S= {1,2,3,4,5,6}
A= {1,2,3,4,5,6}

P(a) 6  =  1
        6


C) Obter Um número 4 na face superior

{4}C S -> Logo C é: Elementar

6

S={4}
A={1,2,3,4,5,6}   =   1
                                  6


D) Obter um número maior que 6 na face superior

{7} C S - > Logo D é: Impossível

0  S = {7


Importante : Um evento é sempre definido por uma sentença. Assim os eventos poder ser definidos pelas sentenças. (sempre há dificuldade em saber o que se pede)
Ex:
Obter um n par na face superior de uma dado.
s= {7}

·         Probabilidade: dado um experimento aleatório, sendo S o seu espaço amostral, vamos admitir que todos os valores de S tenham a mesma chance de acontecer, ou seja, que S é um conjunto equiprovável.
Chamamos de probabilidade de um evento A (ACS) o número real P(a), tal que:
P(a) = n (A)    -> (quero)
           n (S)     -> (tenho)

Onde n(a) é o numero de elementos de A.
          n(S) é o numero de elementos de S.

“Se for Jogar dinheiro fora, jogue com classe”
Prof. Renato à respeito de Jogos da Loteria. Compensa bem mais um jogo de 8 números do que vários de 7.

Vamos lá povo! Ânimo aí. Esta só começando. Mandem sugestão de estudo por aqui ou pelo watts!!


Abraço a todos e Vamos Nessa!

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