12/08/2014
– ESTATISTICA II
Fala Pessoas!
Fala Pessoas!
Tudo
OK?!
Vamos
dar continuidade na nossa matéria Contabilidade:
“Onde tem jogo tem sexo. E onde tem sexo tem drogas. O Sexo e as drogas atrapalham o Jogo.”
Prof. Renato falando dos cassinos de vegas...
“Onde tem jogo tem sexo. E onde tem sexo tem drogas. O Sexo e as drogas atrapalham o Jogo.”
Prof. Renato falando dos cassinos de vegas...
UNIDADE
– 1
Probabilidade
Introdução:
Experimentos ou Fenômenos Aleatórios – São aqueles que, mesmo repetidos várias vezes sob condições semelhantes, apresentam resultados imprevisíveis.
Vamos virar Calculistas... ( só não vai em nenhum cassino, senão tem uma grande probabilidade de apanhar...)
Espaço Amostral
Ao Conjunto dos resultados possíveis em um experimento damos o nome de espaço amostral ou conjunto universo é apresentado pela letra (S)
Ex:
Lançamento de uma moeda
Probabilidade
Introdução:
Experimentos ou Fenômenos Aleatórios – São aqueles que, mesmo repetidos várias vezes sob condições semelhantes, apresentam resultados imprevisíveis.
Vamos virar Calculistas... ( só não vai em nenhum cassino, senão tem uma grande probabilidade de apanhar...)
Espaço Amostral
Ao Conjunto dos resultados possíveis em um experimento damos o nome de espaço amostral ou conjunto universo é apresentado pela letra (S)
Ex:
Lançamento de uma moeda
S={Ca,
Co}
Lançamento de um dado
S={1,2,3,4,5,6}
Eventos: Chamamos de eventos qualquer subconjunto do espaço amostral (S) de um experimento aleatório.
Assim, qualquer que seja E, se E C S (Esta contido em S) então E é um evento de S.
Lançamento de um dado
S={1,2,3,4,5,6}
Eventos: Chamamos de eventos qualquer subconjunto do espaço amostral (S) de um experimento aleatório.
Assim, qualquer que seja E, se E C S (Esta contido em S) então E é um evento de S.
Se
E = S, E é chamado evento certo.
Se E C S, e E é um conjunto unitário, E é chamado evento elementar.
Se E = /0 (vazio) , E é chamado evento impossível.
Se E C S, e E é um conjunto unitário, E é chamado evento elementar.
Se E = /0 (vazio) , E é chamado evento impossível.
Exemplo:
No
lançamento de um dado, onde S={1,2,3,4,5,6}
A)
Obter um número par na face superior
{2,4,6} C S - > Logo A é: Simples
3 -> 1 = 50%
6 2
a={2,4,6} - > n(a)= 3
s= {1,2,3,4,5,6} -> n(s) = 6
Logo: P(a) = 6 - 1
3 5
3 -> 1 = 50%
6 2
a={2,4,6} - > n(a)= 3
s= {1,2,3,4,5,6} -> n(s) = 6
Logo: P(a) = 6 - 1
3 5
B)
Obter
um número menor ou igual a 6 na face superior
{1,2,3,4,5,6} C S -> logo B é: Certo
{1,2,3,4,5,6} C S -> logo B é: Certo
6 = 1 |
6 1
|
S= {1,2,3,4,5,6}
A= {1,2,3,4,5,6}
P(a) 6 = 1
6
C) Obter Um número 4 na face superior
{4}C S -> Logo C é: Elementar
S= {1,2,3,4,5,6}
A= {1,2,3,4,5,6}
P(a) 6 = 1
6
C) Obter Um número 4 na face superior
{4}C S -> Logo C é: Elementar
1
6
S={4}
A={1,2,3,4,5,6} = 1
6
D) Obter um número maior que 6 na face superior
{7} C S - > Logo D é: Impossível
0 S = {7
Importante : Um evento é sempre definido por uma sentença. Assim os eventos poder ser definidos pelas sentenças. (sempre há dificuldade em saber o que se pede)
Ex:
Obter um n par na face superior de uma dado.
s= {7}
·
Probabilidade: dado um
experimento aleatório, sendo S o seu espaço amostral, vamos admitir que todos
os valores de S tenham a mesma chance de acontecer, ou seja, que S é um
conjunto equiprovável.
Chamamos de probabilidade de um evento A (ACS) o número real P(a), tal que:
Chamamos de probabilidade de um evento A (ACS) o número real P(a), tal que:
P(a) = n (A) -> (quero)
n (S) -> (tenho)
Onde n(a) é o numero de elementos de A.
n(S) é o numero de elementos de S.
“Se for Jogar dinheiro fora, jogue com classe”
Prof. Renato à respeito de Jogos da Loteria. Compensa bem mais um jogo de 8 números do que vários de 7.
n (S) -> (tenho)
Onde n(a) é o numero de elementos de A.
n(S) é o numero de elementos de S.
“Se for Jogar dinheiro fora, jogue com classe”
Prof. Renato à respeito de Jogos da Loteria. Compensa bem mais um jogo de 8 números do que vários de 7.
Vamos lá povo! Ânimo aí. Esta só começando. Mandem sugestão de estudo
por aqui ou pelo watts!!
Abraço a todos e Vamos Nessa!
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