Mensagem do dia

"Lembre-se, Tudo que é ruim ainda pode piorar"
Prof. Clementino

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

08/08/2014 - MATEMÁTICA FINANCEIRA



08/08/2014 – MATEMÁTICA FINANCEIRA II

Olá Pessoas!!!

Aula Tranquila né?!
Professora somente relembrou alguns conceitos (deu uns bolas fora) Corrigiu e nos explicou a matéria da aula passada. (QUEM QUISER VER A CORREÇÃO VEJA O POST PASSADO).

As Anotações abaixo foram falas da professora. Se eu entendi alguma coisa errada me ajudem a corrigir aí!!

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, até determinado valor, em caso de intervenção, de liquidação ou de falência.

Só para Constar... (O total de créditos de cada pessoa contra a mesma instituição associada, ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro, será garantido até o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).


Interrompemos nossa programação para a Pérola do dia...
“Construtora que constrói terrenos”
Rosana França

Putz

Explicando:
Desconto por dentro  -> Markup
Exemplo: Vamos ganhar $ vendendo produtos na classe... (Bolsas.. de...) Como tem mais mulher, vende bolsa e se tivesse mais homens?! Aff. Não podia ser um produto pra todos?! Feminismo barato! Rsrs
Vamos lá

Preço de Custo: $ 160,00
Margem de Ganho: $ 30%
Preço de Venda: $ 208,90
Ganho:  $62,67
Venda – Ganho = $ 146,23 (não paga o custo da bolsa)


Pra isso existe o Markup.
Preço de Venda = 100%
Margem = 30%
Markup = 70%

Então aquela bolsa $160 dividido por 0,70 = 228 – 68 (margem) = 160 (aí da pra pagar!)

Vejam essa explicação também...

Método do MARKUP
O markup é um multiplicador do custo.
Fórmula





Se a relação entre preço e custo é normalmente constante, pode-se usar o markup, pois sua vantagem está na sua simplicidade de cálculo:
> Markup = Preco / Custo = 250 / 200 = 1,25
Agora é só multiplicar o custo por este índice de acréscimo:
> Preço = Custo x Markup = 200 x 1,25 = 250
Importante: Pode-se perceber pela fórmula que o preço pode ser muitas vezes superior ao custo, portanto o markup pode ter um índice superior a 2, isto é, duas vezes ou mais que o custo.
Método da MARGEM BRUTA
A margem bruta é um percentual (uma parte) do preço. A outra parte do preço é o custo.
Fórmula simples







A vantagem do uso da margem para o cálculo do preço, reside na relação que este método estabelece com o ganho e não com o custo. Isto permite projetar (prever) um ganho para cada produto e consequentemente para a empresa.
> Margem = Preço – Custo = 250 – 200 = R$ 50,00 (moeda)
> Margem = (Preço – Custo) / Preço = (250 – 200) / 250 = 0,2 (decimal)
> Margem = (Preço – Custo) / Preço * 100 = (250 – 200) / 250 * 100 = 20% (percentual)
Se os valores da margem e do preço estão disponíveis pode-se calcular o custo:
> Custo = Preço – (Margem x Preço) = 250 – (0,2 x 250) = 200
Mas como normalmente tem-se apenas os valores do custo e da margem, e não o preço, um modo prático de calcular o preço pelo método da margem é simplesmente dividir o custo pelo complemento da margem em decimal:
> Preço = Custo / (1 – Margem) = 200 / (1 – 0,2) = 200 / 0,8 = 250
Importante: Pode-se perceber pela fórmula que como o custo e a margem estão dentro do preço, a margem SEMPRE será menor que 100%.
Pode-se detalhar ainda mais a fórmula da margem bruta usando a fórmula CLD abaixo, que decompõe a margem bruta nos seus diversos fatores (em decimal). Além de cobrir os impostos e despesas sobre a venda, a margem deve contribuir para cobrir parte da despesa operacional total da empresa e ainda gerar um lucro para a empresa.
> Preço = 200 / (1 – 0,05 – 0,10 – 0,05) = 200 / 0,8 = 250
Fórmula CLD


 


Onde:
Custo = valor de aquisição – impostos creditados + frete pago
DO = despesa mensal sobre a receita mensal (DO=10.000/100.000=0,10).
Impostos = soma dos impostos sobre a venda (decimal)


Voltando a explicação da Professora....
Relembrando a Inflação...
Exemplo:
Estratégias Comerciais de Compra e venda
Objetivo –
·         Efetiva Redução de Preço
·         % desconto a vista / prazo
·         Nível de inflação
Exemplificando:
FV = 34.000,00
n = 50 dias
inf = 3% período

34.000 =
1,03
                

33.009,71                                                                           34.000
|_______________________________________________|
0                                                                                          50 dias


Venda 6000 em 5x (1+4)
inf = 1,3% a.m.

   0            1           2             3           4
1200 + 1200 +  1200  +  1200 + 1200
             1,013    1,0132
momento zero é 1200 mais eu divido pelo índicea partir do segundo mês, então:
1200 + 1184,80 + 1169,40 + 1154,39 +  1139,67 = 5847,96 (custo do dinheiro a receber parcelado)

Não pode fazer desconto por fora quando se calcula inflação....

A Partir da sexta feira que vem vamos ter aula de yoga e meditação.... kkk (18:30 – quem não vir fica com falta!)

Taxa e inflação já vimos (a base já sabemos – falta adequar agora esse semestre)
Esse Semestre Segundo a Professora vamos Muito mais analisar do que executar.
Pintou a dúvida, pergunte!!!

Vamos Nessa e até mais!!!

Um ótimo Final de Semana a Todos.

Semana que vem tem mais!!!

2 comentários:

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